Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Raciocínios matemáticos desenvolvidos em Tarefas de Análise da Produção Escrita
GABRIEL PEREIRA DE PAULA, Jader Otavio Dalto

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Este artigo aborda a análise da produção escrita em aulas de matemática e busca inferir quais os tipos de raciocínios matemáticos podem ser desenvolvidos em alunos submetidos a esse tipo de tarefas. Para desenvolver a pesquisa utilizou-se o método de pesquisa qualitativa e contou com 44 produções de alunos do 2º ano do Ensino Médio. Todas produções foram analisadas individualmente buscando aspectos nas produções que possibilitassem inferir qual raciocínio cada aluno demonstrou estar desenvolvendo. Por fim, a pesquisa demonstra que outras pesquisas na área precisam ser feitas para compreender mais o impacto desse tipo de tarefa como estratégia de ensino.

Palavras-chave


Análise da Produção Escrita; Raciocínio Matemático; Estratégia de Ensino.

Texto completo: PDF