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Elementos do design de games em um jogo pedagógico: relato de experiência
Última alteração: 2021-10-11
Resumo
A inclusão de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem vem sendo uma grande discussão no âmbito educacional. Nesse contexto, os envolvidos buscam por ações pedagógicas para inseri-las na educação de forma proveitosa e, uma alternativa, é aproveitar o interesse dos alunos por games. Games educacionais nem sempre são fáceis de encontrar e, quando encontrados, não são tão semelhantes aos games comerciais que as pessoas estão acostumadas a jogar, causando, em geral, desinteresse. Assim, este trabalho tem como objetivo aplicar elementos do design de games em um jogo educacional a fim de torná-lo mais motivador e envolvente. Para tal, realizou-se a análise de um jogo em desenvolvimento por um grupo de pesquisa interdisciplinar das áreas de informática e licenciatura em matemática. Foram verificados quais elementos poderiam ser adicionados ou modificados para que elementos do design de games estivessem presentes. Como resultado, foram acrescentados ao jogo princípios pedagógicos de aumento linear de dificuldades, enredo cativante que pudesse englobar diferentes disciplinas, tais como matemática, geografia e história.
Palavras-chave
Matemática; Games educacionais; Desing de Games.
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