Tamanho da fonte:
Dimensões de trabalhos publicados na área de uso de TDIC para o ensino de Química
Última alteração: 2021-10-15
Resumo
Esse trabalho trata o tema pesquisa, organização e categorização de Recursos Educacionais Abertos (REA) que utilizem Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Química. Deriva do projeto de pesquisa intitulado ensino de química e o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação: uma possibilidade para promover mudanças na práxis docente. O objetivo deste texto é o de analisar qualitativa e quantitativamente a utilização (de materiais existentes/criação de materiais) de recursos que fazem parte do conjunto das TDIC no decorrer do trabalho pedagógico. Para isso, foi realizada a busca desses materiais em dissertações, teses e periódicos, análise e categorização de acordo com o método Análise de Conteúdo. Com a pouca quantidade de trabalhos encontrados na temática (96 no total), considera-se que poucosrecursos em escolas e instituições públicas podem ser o motivo da pouca utilização das TDIC em sala de aula, assim como a formação docente para a conhecimento da utilização dessas tecnologias. Entretanto, como as tecnologias têm grande presença no cotidiano, deve-se considerar como determinantes as TDIC nos processos de ensino-aprendizagem, visto que, muitos recursos digitais foram imprescindíveis para a efetivação dessas atividades em períodos, como exemplo, a pandemia de COVID19.
Palavras-chave
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC, ensino de Química, estado do conhecimento.
Texto completo:
PDF