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Fatiamento de malha triangular para manufatura aditiva por meio da estrutura de dados topológica DCEL
Última alteração: 2021-10-18
Resumo
O processo de manufatura aditiva, também conhecido como impressão 3D, consiste na adição sucessiva de material, em camadas, para produzir um modelo tridimensional. Uma das etapas o processo de manufatura, conhecida como etapa de fatiamento, consiste em computar polígonos para representar o modelo em cada camada. Estes polígonos são computados a partir da intersecção de planos com um malha triangular do modelo, de forma que cada triângulo intersectado determina um segmento que compõe um polígono. No entanto, se os triângulos são processados em ordem arbitrária, é preciso recuperar as adjacências entre segmentos para formar os polígonos. Neste passo podem ocorrer erros de conectividade que levam ao não fechamento de um polígono. O método descrito neste artigo apresenta uma modificação para um algoritmo de fatiamento estado da arte. Uma estrutura de dados topológica é usada para representar a malha triangular de entrada e um algoritmo para computação dos polígonos é apresentado. O algoritmo ajuda a evitar segmentos desconexos utilizando informações de vizinhança entre triângulos da malha. O método proposto foi implementado e testado usando o software RP3, desenvolvido pelo Núcleo de Manufatura Aditiva de Ferramental (NUFER) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Palavras-chave
Algoritmo de fatiamento; manufatura aditiva; estrutura de dados DCEL
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