Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Bioatividade de óleos essenciais de plantas da família Lamiaceae para Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)
ANDRESSA SOARES SCOLARI, Dejane Santos Alves, Daniel Henrique Mendes de Souza, Katiane Pompermayer, Laís da Silva Porto, Sandra Gebauer

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


A lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) destaca-se devido aos danos causados em várias culturas de importância econômica e as dificuldades encontradas para controle. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo avaliar a bioatividade dos óleos essenciais (OEs) provenientes das espécies de plantas da família Lamiaceae: Lanvandula angustifolia Mill., Pogostemon cablin Benth., Salvia sclarea L. e Thymus vulgaris L. para S. frugiperda em ensaio de ingestão, sob condições de laboratório. Os OEs (200 mg) foram solubilizados em solução de Tween 80 a 1% (20 mL) e incorporados em dieta artificial (200 mL). Os controles negativos foram constituídos de dieta acrescida de água e solução aquosa de Tween 80 a 1%. Os tratamentos foram ofertados para lagartas de S. frugiperda, com 48 h de idade. O experimento foi inteiramente casualizado, com 50 repetições por tratamento, sendo a parcela constituída de um inseto, mantido individualizado. A sobrevivência dos insetos foi avaliada a cada 24 h, durante 168 h. Foi o constatado que o OE de P. cablin apresentou toxicidade para S. frugiperda, o tempo letal mediano (TL50), ou seja, tempo necessário para causar mortalidade em 50% dos insetos foi de apenas 24 h. A probabilidade de sobrevivência dos insetos, ao término do período de avaliação do ensaio, foi de 26,4 ± 4,62. Assim, conclui-se que o OE de P. cablin apresenta substâncias tóxicas para S. frugiperda.

Palavras-chave


lagarta-militar, inseticidas botânicos, patchouli

Texto completo: PDF