Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Educação científica e CTSA em produções bibliográficas: perspectivas e proposições
IGO LEVIR SOUZA RABELO, NOEMI SUTIL

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisa bibliográfica, de ênfase qualitativa, com o objetivo de delinear perspectivas de educação científica e Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), em referência ao período 2011-2021. Essa pesquisa abrange a análise de artigos publicados em periódico nacional, vinculados à educação científica, entre 2011 e 2020 (Etapa 1). Agrega, ainda, a elaboração de proposta de abordagem de questões sociocientíficas (QSC), coadunadas à Educação CTSA, atinentes à pandemia de COVID-19, em domínio educacional, em perspectiva de gamificação (Etapa 2). No que concerne à Etapa 1, foram analisados 567 artigos da revista Ciência & Educação, em que se destacam como orientações investigativas “Formação de Professores” e “Ensino de Ciências”. Em alusão à Etapa 2, com a análise de produções bibliográficas sobre Educação CTSA e a pandemia de COVID-19, entre as dimensões de QSC, salientou-se o enfrentamento às fake news, com o delineamento de proposições de ações educativas em perspectiva de gamificação.



Palavras-chave


educação científica, Educação CTSA, questões sociocientíficas.

Texto completo: PDF