Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aprendendo geometria com origami nos anos finais do ensino fundamental
Tatiele Castilho Pereira, Armando Paulo da Silva, Ligia Amaoka Fulan

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


O presente artigo tem como finalidade mostrar a utilidade do origami no ensino de  geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. Abordou­se nesta pesquisa alguns  aspectos relativos aos Origamis e foram apresentados os resultados de Origamis que  foram selecionados dentro dos critérios estabelecidos tendo como referência a Base  Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná. Acredita­se que a  utilização desses materiais manipulativos contribuiu para a construção de conceitos  geométricos. O resultado desta pesquisa apontou que as dobraduras são elementos  importantes para o ensino de conteúdos de Geometria Plana e Espacial e que podem  mobilizar  os  alunos  para  o  maior  interesse  por  este  conteúdo  que  necessita  de  cuidados especiais para contribuir com a formação dos futuros cidadãos.

Palavras-chave


Materiais manipuláveis. Ensino de Geometria. Origami.

Texto completo: PDF