Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologias Ativas: possibilidades de ensino e aprendizagem da Matemática nas pesquisas brasileiras
Anna Luiza Zucco, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


O projeto de pesquisa “Metodologias Ativas: possibilidades de ensino e aprendizagem da Matemática” teve como objetivo principal estudar e compreender como elas vêm sendo utilizadas em sala de aula. Neste trabalho são apresentados os dados do levantamento das dissertações, teses e artigos sobre Metodologias Ativas e Ensino de Matemática no Banco de Teses da Capes, Science Direct, e Scielo. A pesquisa começou com (1359) mil trezentos e cinquenta e nove trabalhos, após todas as verificações a pesquisa foi finalizada utilizando quarenta e seis estudos. De maneira a facilitar a análise, foi realizada uma classificação dos artigos e dissertações nas seguintes categorias: aplicação, análise, proposta e pesquisa. De modo geral, percebe-se que esse tema passou a ser mais investigado no ensino da Matemática no Brasil a partir do ano de 2017, gerando um melhor entendimento sobre as Metodologias Ativas e suas melhorias no engajamento e aprendizado dos alunos em sala de aula, nota-se que em todos os trabalhos de aplicação houve resultados positivos, melhorando a participação e o conhecimento dos alunos sobre Matemática. Esses estudos, apesar de ainda serem poucos, concluem sobre a importância de inovar o ambiente escolar, considerando a postura ativa, participação e autonomia dos alunos no processo educacional.

Palavras-chave


Metodologias Ativas, Ensino de Matemática, Aprendizagem Ativa, Ensino Ativo, Educação Matemática.

Texto completo: PDF