Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A arte de Hunter Cole como potencial para o ensino de ciências: uma proposta de leitura de imagem por estilos de raciocínio
LETICIA DE MORAES BUSSI, Awdry Feisser Miquelin

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente trabalho é resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica, do qual teve como intuito analisar relações complexas no processo de ensino-aprendizagem em ciências naturais envolvendo a interface entre a Arte e a Ciência a partir de um levantamento bibliográfico e mediando a obra de arte “Animals and Angels” da artista e cientista Hunter Cole. O objetivo central foi analisar a obra através da técnica de leitura de imagens por estilos de raciocínio de Otávio Bueno (2018). A partir desse processo e de todas as pesquisas anteriores, compreendemos a importância dessa interação entre a Arte e a Ciência, pois consideramos como uma proposta inovadora no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que propiciam aos estudantes um olhar mais crítico e criativo, além de uma cultura de observação apurada e mais significativa para outras áreas do conhecimento.


Palavras-chave


Hunter Cole; Arte e Ciência; Leitura de Imagem.

Texto completo: PDF