Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Complemento digital para a etapa de intervenção de ensino após homologação da BNCC
THAIS ZORAWSKI, Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Rafael Liberato Roberto, Márcio Gabriel Pereira Campos

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Em 2017 foi homologada no Brasil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um trabalho precedente a este, foi proposto uma plataforma e um protocolo de ações para auxiliar os professores na implantação da BNCC em sala de aula. Dentre as ações propostas no protocolo, há a etapa de intervenção, na qual o professor deve preparar materiais auxiliares para que os alunos desenvolvam as habilidades que ainda ficaram deficientes após a avaliação diagnóstica. No presente trabalho foi desenvolvido uma complementação para essa etapa. Utilizando a linguagem Python e ferramentas do Google, como a aplicação App Script, foi desenvolvido um complemento Add-On que permite o professor gerar formulários com questões para reforço de conteúdo na aplicação Google Forms por meio do conteúdo de um arquivo da aplicação Google Docs. Devido a impedimentos nas ferramentas utilizadas e restrições impostas pela pandemia, a validação do complemento Add-On em sala de aula será realizada ao retornar das aulas presenciais.

Palavras-chave


BNCC, etapa de intervenção, Google Docs, Google Forms

Texto completo: PDF