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O racismo na trajetória formativa de uma licencianda negra da UTFPR-Londrina
Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as marcas deixadas pelo racismo na trajetória formativa de uma educanda negra do curso de Licenciatura em Química da UTFPR-Londrina. O racismo é assumido neste trabalho como uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos a depender do grupo racial ao qual pertencem. É um fenômeno complexo e estrutural e faz parte de um sistema de política e poder viabilizado pelo Estado, escolas, universidades e, também, pela massa, em que subjuga os negros ao negar-lhes direitos. Para dar conta do nosso objetivo adotamos como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. A narrativa produzida foi transcrita e analisada pelo viés da Análise de Conteúdo. Observamos que o racismo permeia a trajetória da licencianda, e que os acontecimentos narrados ora tentam diminuir os negros, ora apagá-los e/ou silenciá-los e que isso molda sua relação com a docência.
Palavras-chave
racismo, histórias de vida, formação inicial de professores.
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