Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O narrar do outro na formação de licenciandos: impactos da pandemia
Arthur Ravagnhani de Oliveira, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Alexandre Luiz Polizel, Bruna Jamila de Castro

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Considera-se que no campo da educação tem se multiplicado os estudos que versam acerca das reflexões sobre currículos, dentre elas, sobre como podemos conhecer os currículos e potencialidades formativas a partir da história de vida dos sujeitos. É deste tocante que tal investigação tem por objetivo traçar considerações acerca dos impactos formativos e subjetividades que estão presentes na narrativa de vida de um licenciando em química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, em contingência pandêmica. A pesquisa, de caráter qualitativo, de cunho exploratório, sendo constituída a partir de uma entrevista guiada por roteiro semiestruturado, que aconteceu de forma remota, com o auxílio da plataforma de reuniões Google Meet. Os dados foram analisados sob inspirações da análise de conteúdo proposta por Bardin. De seu narrar-se emergiram três feixes analíticos: a) impactos da pandemia na formação docente; b) a busca de formação em outros espaços; e c) a formação na criação de outros valores-sentimentos-expectativas. É na identificação de determinados impactos, na movimentação por outros espaços formativos e no processo de ressignificação que o licenciando narra seu movimento constitutivo-subjetivo. Ao possibilitamos que ele ressignifique suas experiencialidades, conseguimos compreender.

Palavras-chave


Educação; Currículo; Histórias de Vida; Subjetividade; Pandemia.

Texto completo: PDF