Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Física no PNLD 2021: expressões da Base Nacional Comum Curricular nas coleções didáticas
Gyovanne Zanetti Matuchaki, Alisson Antonio Martins

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação da Reforma do Ensino Médio trouxeram mudanças em distintos aspectos da Educação Básica, como aqueles que se referem aos livros e materiais didáticos utilizados por estudantes e docentes. Neste contexto, o mais recente edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD 2021, incorporou as especificações da BNCC, apresentando, também, uma série de materiais para além dos livros das edições anteriores. Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivos examinar e identificar qualitativamente as características, influências e contribuições da BNCC sobre o edital do PNLD, em especial nas implicações sobre o conteúdo de Física presente nas coleções de livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Percebeu-se que houve, por um lado, um incentivo à interdisciplinaridade e à contextualização, porém, por outro, a Física perdeu sua identidade enquanto área específica da ciência.

Palavras-chave


Ensino de Física, PNLD 2021, BNCC.

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