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Raciocínio Proporcional e Resolução de Problemas: trabalhos publicados nos ENEM
Brenda Anselmo Mendes, Andresa Maria Justulin

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


O presente artigo teve por finalidade realizar um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados, na modalidade comunicação científica, nas treze edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (1987-2019) que abordavam a Resolução de Problemas e o Raciocínio Proporcional, conjuntamente. A pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento foi desenvolvida através da análise de trabalhos que tinham no título ou nas palavras-chave termos como “raciocínio proporcional”, “proporcionalidade”, “pensamento proporcional”, “resolução”, “resolução de problemas”, “situaçãoproblema” e “problema”. Foram encontrados apenas 8 trabalhos que abordavam o Raciocínio Proporcional, mas apenas 3 trabalhos dos 8 abordavam os dois campos, Resolução de Problemas e Raciocínio proporcional. Durante a análise desses 3 trabalhos se notou que a Resolução de Problemas foi apresentada como uma metodologia de ensino nesses 3 trabalhos. Contudo o Raciocínio Proporcional foi apresentado de formas distintas neles, pois um deles o citava como apenas uma estratégia de resolução, outro o abordava como metodologia importante no nosso cotidiano e o último relatou que o raciocínio proporcional se restringia a comparar razões

Palavras-chave


Educação Matemática; Ensino-Aprendizagem; Levantamento Bibliográfico.

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