Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Percepção ambiental: um estudo exploratório com alunos do ensino médio
Veronice Maria Kawalek, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Dineia Tessaro

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


OBJETIVO: busca discutir questões da educação/conscientização ambiental baseada na percepção sobre os resíduos sólidos em uma escola pública do município de Dois Vizinhos- Paraná, envolvendo alunos do ensino médio. MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em um colégio do meio urbano, localizado no município de Dois Vizinhos, Paraná, envolvendo 79 alunos do ensino médio. O trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de extensão universitária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos. Buscou-se trabalhar a respeito da percepção dos alunos em relação à educação/conscientização ambiental por meio de palestras e aplicação de questionário. RESULTADOS: percebe-se que uma parcela dos alunos possui uma percepção correta a respeito de conceitos da educação ambiental, buscando a preservação do ambiente em que vivem. Contudo, parcela significativa dos alunos ainda apresenta percepções equivocadas sobre a temática. CONCLUSÕES: Destaca-se,a importância de projetos de ação universitária nas escolas, não apenas em relação a temática aqui abordada, pois qualitativamente potencializa a aprendizagem dos alunos sobre a educação/conscientização ambiental.


Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino-aprendizagem; Intervenção escolar.

Texto completo: PDF