Última alteração: 2020-05-12
Resumo
Autores ligados aos Estudos Culturais destacam a importância dos efeitos que as diferentes produções da cultura podem operar sobre as identidades dos sujeitos na contemporaneidade. O cinema, como expressão de arte, nasceu como técnica a serviço do conhecimento científico. Em sua historicidade, foram identificados elementos e dimensões dos processos educativos que o habilitaram a incorporar à dimensões pedagógicas Temáticas ligadas as diversidades são essenciais para um processo de inclusão social não homogeneizante. Como compreender os elementos comuns e as singularidades entre as culturas? Qual a função da universidade na conscientização da sociedade a respeito da diversidade? Seria o cinema uma estratégia eficaz para aprofundar as discussões sobre as temáticas das diversidades? Objetivou-se promover e subsidiar o acesso a reflexões, discussões, debates, de um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, sobre temas relacionados à DIVERSIDADE entre alunos, servidores da UTFPR Santa Helena e a comunidade em geral. O arcabouço teórico pauta-se nos E.C. com a metodologia de análise de conteúdo. Resulta disso a aproximação das comunidades internas e externa na discussão de temáticas consideradas tabu na sociedade, também a percepção da linguagem cinematográfica como ferramenta versátil para enriquecer o conhecimento.