Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A matemática em Imagens Digitais
José Luiz Lívero Lavaqui, Renato Francisco Merli

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Este trabalho procura estabelecer articulações entre a matemática fuzzy e as imagens digitais. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Sabe-se que as imagens digitais são compostas por pixels, e que cada pixel corresponde a certo setor dela. Tais imagens podem pertencer a três tipos de padrões de coloração diferentes: cinza, colorida e binária (preto e branco). A matemática fuzzy busca moldar os raciocínios aproximados, ou seja, aqueles não exatos, os imprecisos. A partir das pesquisas realizadas sobre matemática fuzzy e sua utilização na detecção de bordas, compressão de imagens e melhoramento das mesmas, foi possível encontrar algumas metodologias de captura e análise dessas imagens que utilizam matemática fuzzy, tal como a teoria dos Wavelets bidimensionais, que melhoram os atuais métodos clássicos (não fuzzy).

 


Palavras-chave


Matemática Fuzzy; Imagens Digitais; RGB