Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A Educação matemática do campo e a formação de professores de matemática: tão perto e tão longe.
MATHEUS DOS SANTOS, Línlya Sachs

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo conhecer quem são os licenciandos em Matemática do câmpus de Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), oriundos da zona rural e, então, compreender o que os distancia e o que os aproxima da Educação do Campo. Para isso, realizamos uma entrevista, fundamentados teoricamente e metodologicamente, na História Oral, com uma licencianda. Ela relatou muitos problemas com relação à educação do campo, principalmente no que se refere ao transporte escolar, à falta de investimento público e à descontinuidade do oferecimento do ensino. Por outro lado, ela avalia que a qualidade do ensino na escola do campo era superior à escola urbana que frequentou, pois havia poucos alunos em cada turma e as professoras eram engajadas em seu trabalho. Por fim, a licencianda diz que gostaria de retornar como professora para escolas do campo, após o término do curso.



Palavras-chave


Educação Matemática do Campo, Formação de professores, História Oral.