Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Transferência de conhecimento e tecnologia: contribuição da mobilidade acadêmica internacional na performance em estágios supervisionados.
MARINA NAOMI ANDREATTA, Ademir Resmini, Regina Negri Pagani

Última alteração: 2020-05-25

Resumo


A necessidade por profissionais mais dinâmicos com perfil globalizado fez com que governos criassem programas de internacionalização para a capacitação dos seus futuros profissionais. A Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) visa desenvolver o estudante já que o intercâmbio de informações, junto à experiência vivida viabilizam a construção de competências globais, necessárias para o mercado atual globalizado. Tão relevante quanto, é a transferência da tecnologia e do conhecimento adquiridos durante o período da mobilidade, após o retorno do estudante. O presente trabalho visa demonstrar as contribuições da MEI no estágio supervisionado de Engenharia de Produção realizado nas multinacionais da região dos Campos Gerais. Para isso utiliza-se de pesquisa qualitativa e exploratória, com levantamento e análise de artigos e documentos presentes em bases de dados, no DERINT e DAENP, além de contar com a elaboração e aplicação de questionários direcionados às multinacionais localizada nos Campos Gerais e aos alunos do curso. Os resultados demonstram que ainda que o fator mobilidade estudantil tenha um grande peso, ele não é considerado um fator decisório do momento da obtenção de um estágio supervisionado.


Palavras-chave


Transferência de tecnologia. Estágio. Intercâmbio educacional.

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