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Projeto de controle vetorial do tipo DTC para motores de indução
Última alteração: 2020-11-22
Resumo
Utilizando técnicas de conversão de coordenadas abc/dq para realizar a modelagem do
motor de indução trifásico (MIT), é possível obter um modelo que descreva seu
comportamento tanto no período transitório quanto em regime permanente. Para analisar
o modelo de um MIT real são necessários ensaios e a determinação/estimação de seus
parâmetros. Assim, é possível simular o comportamento do MIT e também analisar o seu
comportamento para diferentes técnicas de controle. Neste artigo, o Controle Direto de
Torque (DTC) foi analisado e foi possível observar que, com esta abordagem, o motor pode
atingir uma rápida resposta de velocidade, com elevada robustez. Entretanto, o torque e a
corrente estatórica possuem comportamentos bastante ruidosos, devido ao chaveamento
intermitente gerado pelo DTC. Uma plataforma de acionamento foi desenvolvida para o
projeto, e um acionamento em malha aberta foi realizado para avaliar o comportamento
experimental do MIT.
motor de indução trifásico (MIT), é possível obter um modelo que descreva seu
comportamento tanto no período transitório quanto em regime permanente. Para analisar
o modelo de um MIT real são necessários ensaios e a determinação/estimação de seus
parâmetros. Assim, é possível simular o comportamento do MIT e também analisar o seu
comportamento para diferentes técnicas de controle. Neste artigo, o Controle Direto de
Torque (DTC) foi analisado e foi possível observar que, com esta abordagem, o motor pode
atingir uma rápida resposta de velocidade, com elevada robustez. Entretanto, o torque e a
corrente estatórica possuem comportamentos bastante ruidosos, devido ao chaveamento
intermitente gerado pelo DTC. Uma plataforma de acionamento foi desenvolvida para o
projeto, e um acionamento em malha aberta foi realizado para avaliar o comportamento
experimental do MIT.
Palavras-chave
Controle DTC; Simulação; Inversor PWM; Motor de Indução
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