Tamanho da fonte:
Um estudo sobre a resolução de problemas proporcionais e a criatividade
Última alteração: 2020-11-18
Resumo
Este trabalho teve por objetivo compreender a criatividade e suas dimensões reveladas por alunos do Ensino Fundamental ao resolverem problemas envolvendo proporcionalidade. A Matemática está presente na vida das pessoas em várias situações do cotidiano, como nas ocasiões em que o raciocínio proporcional é exigido. Contudo, além da falta do uso desse raciocínio por grande parcela da população, a criatividade é outro aspecto pouco evidenciado. Assim, a pesquisa teve caráter teórico, com revisões bibliográficas, elaboração de um instrumento para coleta de dados e apresentação de algumas das possíveis soluções para cada um dos problemas que compõem o referido instrumento. Este seria aplicado no primeiro semestre do ano de 2020 em uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Sertaneja-PR, contudo com a pandemia de COVID-19 crescente no Brasil não pode ser realizado. São tecidas, também, considerações acerca da criatividade diante de cada solução apresentada, destacando a importância que o professor tem no processo de ensino-aprendizagem ao propor tarefas que promovam a criatividade de seus alunos.
Palavras-chave
Proporcionalidade; Ensino Fundamental; Ensino-aprendizagem
Texto completo:
PDF