Última alteração: 2020-11-18
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento e uma análise de pesquisas realizadas no Brasil que são atravessadas pelo tema dos complexos de estudo. A escolha, para este texto, foi por delimitar a busca por dissertações e teses publicadas de 2013 a 2018, chegando, desse modo, a 31 trabalhos que compõem o corpus de análise. Algumas características sobre as publicações são: elas aumentaram expressivamente a partir de 2016, a maioria é da área de Educação e fruto de pesquisa desenvolvida em Mestrado Acadêmico e o estado do Paraná é o mais presente entre as instituições de origem das pesquisas. Um resultado importante dessa análise é que, dos 31 trabalhos, 26 abordam a temática da Educação do Campo, sendo que, desses, há uma grande quantidade de trabalhos relacionados a escolas situadas em áreas de Reforma Agrária, dentre elas, com contribuições e/ou relações com experiências educativas relacionadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com especial destaque para o estado do Paraná. As temáticas mais presentes são: Educação do Campo (incluindo uma pesquisa sobre Educação Escolar Indígena); Cultura, currículo e saberes escolares; Formação de professores; Interdisciplinaridade; e Estudos Históricos.