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Comunicação, tecnologia e organizações: prescrições de trabalho no contexto da indústria 4.0
Última alteração: 2020-11-05
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo inicial que discute a relação entre comunicação, trabalho e tecnologia no cenário da chamada "Quarta Revolução Industrial" a partir de uma análise discursiva de documentos institucionais de duas organizações do setor automotivo de Curitiba que são promotoras desse fenômeno. Com o objetivo de identificar e compreender prescrições de trabalho alinhadas ao discurso da Indústria 4.0, a pesquisa examina as narrativas de duas empresas do setor automotivo, as quais trazem uma visão positiva e entusiasta sobre o impacto dessa nova "revolução" nos contextos organizacionais formadores do mundo do trabalho. Essas empresas acreditam e defendem a suposta inevitabilidade das transformações tecnológicas em curso e que os trabalhadores devem se adaptar às novas exigências dessa nova fase a todo custo. No entanto, nossa pesquisa traz apontamentos que indicam controvérsias desse discurso frente às transformações contemporâneas do mundo do trabalho.
Palavras-chave
Indústria 4.0; Comunicação e trabalho; Tecnologia
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