Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologias ativas no ensino médio
Isadora Oro Brocardo, Carina Merkle Lingnau

Última alteração: 2020-11-13

Resumo


Esta pesquisa fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Este trabalho foi desenvolvido por uma bolsista de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB.O tema central da pesquisa é a relação das metodologias ativas, com o discurso de Foucault. O objetivo do trabalho foi refletir sobre metodologias ativas no contexto da educação básica e suas possibilidades de formação de uma consciência mais crítica dos alunos a partir do embasamento foucaultiano . Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso. Como resultados foi verificado que tanto as metodologias ativas no ensino médio, como as discussões trazidas por Foucault podem ser alternativas para o trabalho mais aprofundado para a formação discente.

Palavras-chave


Discurso. Educação. Ensino.