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Comunicação e trabalho no contexto da "cultura digital"
Última alteração: 2020-11-05
Resumo
Diante a transformação digital no mundo do trabalho, nota-se a crescente preocupação de gestores de empresas privadas em mobilizar narrativas à trabalhadores e trabalhadoras a fim de envolvê-los a uma de ideia de cultura digital hegemônica no sistema produtivo. O objetivo desta pesquisa em nível de Iniciação Científica é identificar e analisar prescrições comunicacionais presentes nos materiais institucionais de duas empresas do setor automotivo e outra empresa do setor alimentício atuantes em Curitiba e região metropolitana. Como parte do percurso metodológico do estudo, além da pesquisa documental, foi realizada uma revisão bibliográfica alinhada aos campos da Comunicação e da Sociologia do Trabalho a fim de compreender o distinto posicionamento adotado por empresas quanto às prescrições de comunicação mobilizadas, ao comparar com o antigo modelo de produção taylorista e fordista. Nota-se que, com a ascensão dos aparatos tecnológicos, e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo produtivo, as empresas passaram a estimular os fatores cognitivos de seus funcionários, ao aderirem de forma estratégica em sua cultura organizacional discursos que visam valorizar as equipes de trabalho, a inovação tecnológica, e os anseios individuais do trabalhador, colocando-o como indispensável para o alcance de metas organizacionais.
Palavras-chave
Prescrições; Comunicação Organizacional; Trabalho e tecnologia; Organizações; TICs
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