Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Etnografia no laboratório e sala de aula da área de fabricação
Lucas Pinheiro Santos, Daniel Guerrini

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


Este artigo aborda o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina da área de fabricação no curso de engenharia mecânica de uma universidade pública no interior do Paraná. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.


Palavras-chave


Sociologia do trabalho; Antropologia educacional; Engenharia - Estudo e Ensino

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