Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Intervenção colaborativa ao discente
Rogério Zolin Bertechini, Adilandri Mércio Lobeiro

Última alteração: 2020-11-02

Resumo


As funções muitas vezes são ensinadas sem a demonstração de nenhum tipo de aplicação. O trabalho apresentado tem como objetivo introduzir aos discentes de colégios da rede pública da cidade de Campo Mourão uma aplicação do assunto, utilizando-se para isso um conteúdo aprendido nos cursos de engenharia civil, as deflexões de vigas. A idéia era montar um protótipo de viga, e fazê-lo defletir utilizando uma carga para que se pudesse medir o deslocamento e comparar com os deslocamentos obtidos com uma função que descreve o fenômeno. Com a vinda da pandemia, o experimento prático nas escolas não teve condições de ser realizado, tendo em vista o distanciamento social, porém ressalta-se que a aplicação da teoria amplia o interesse de aprender por parte dos alunos, que passam a perceber utilidade nos conteúdos aprendidos em sala de aula.


Palavras-chave


Função; Aplicação; Discentes.

Texto completo: PDF