Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Desempenho do ensino fundamental na olimpíada brasileira de raciocínio lógico
Mirela Marchiori Bortoli, Danielle Gonçalves de Oliveira Prado, Carolina Montanha Garcez, Davi Henrique Curia Vitor, Thiago Gentil Ramires, Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


Na sociedade atual, novas habilidades passam a ser exigidas frente às novas tecnologias. Em vista disto, as escolas procuram aderir às novas demandas na busca pela informação. A exemplo tem-se as provas de olimpíadas que promovem o desenvolvimento e avaliação dos alunos nas habilidades de raciocínio lógico, como a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). O presente trabalho apresenta os resultados obtidos no estado do Paraná, no ano de 2019 e compara o desempenho com os demais estados brasileiros participantes. As provas foram divididas em cinco níveis e duas fases. A primeira fase foi realizada nas unidades de cada colégio e a segunda em locais pré-determinados na inscrição. Para abranger um maior número de participantes realizou-se contato com as escolas por meio de e-mails e telefonemas. O Paraná apresenta um total de 10.192 escolas, todavia, obteve-se apenas nove escolas participantes com 1632 alunos inscritos, destes houveram 33 medalhistas, sendo 3 ouros, 13 pratas e 17 bronzes. Os estados que mais se destacaram foram Ceará e Pernambuco. A análise dos resultados revelou que, apesar do número reduzido de escolas inscritas, o Paraná apresentou um bom desempenho. Para os próximos anos almeja-se o aumento desses índices, bem como uma maior participação dos estudantes.

 


Palavras-chave


Olimpíada; Raciocínio lógico; Educação

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