Última alteração: 2020-11-18
Resumo
Na sociedade atual, novas habilidades passam a ser exigidas frente às novas tecnologias. Em vista disto, as escolas procuram aderir às novas demandas na busca pela informação. A exemplo tem-se as provas de olimpíadas que promovem o desenvolvimento e avaliação dos alunos nas habilidades de raciocínio lógico, como a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). O presente trabalho apresenta os resultados obtidos no estado do Paraná, no ano de 2019 e compara o desempenho com os demais estados brasileiros participantes. As provas foram divididas em cinco níveis e duas fases. A primeira fase foi realizada nas unidades de cada colégio e a segunda em locais pré-determinados na inscrição. Para abranger um maior número de participantes realizou-se contato com as escolas por meio de e-mails e telefonemas. O Paraná apresenta um total de 10.192 escolas, todavia, obteve-se apenas nove escolas participantes com 1632 alunos inscritos, destes houveram 33 medalhistas, sendo 3 ouros, 13 pratas e 17 bronzes. Os estados que mais se destacaram foram Ceará e Pernambuco. A análise dos resultados revelou que, apesar do número reduzido de escolas inscritas, o Paraná apresentou um bom desempenho. Para os próximos anos almeja-se o aumento desses índices, bem como uma maior participação dos estudantes.