Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Panorama da língua inglesa nos cursos de Letras no sul do Brasil
Graziela Eloiza Martins de Souza, Calina Fischer Peccinini, Ana Valéria Bisetto Bork Gödke, Miriam Sester Retorta

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


Esta pesquisa situa-se na área de linguística aplicada e tem por objetivo fornecer um panorama dos cursos de licenciatura em Letras Inglês nas universidades do sul do Brasil, no que se refere à carga horária dedicada ao ensino de língua inglesa. As perguntas de pesquisa que nortearam o estudo foram: Qual seria o nível de proficiência mínimo que esses futuros professores deveriam atingir no idioma? Quantas horas de ensino formal de língua inglesa os cursos de licenciatura em Letras Inglês investigados oferecem aos futuros professores? A metodologia utilizada foi a descritiva e a geração de dados dos cursos das universidades públicas e privadas do Brasil foi realizada via plataforma do e-MEC. Os resultados apontam que os cursos de licenciatura, em geral, apresentam baixa carga horária dedicada exclusivamente ao ensino de língua inglesa, de modo a inviabilizar que os futuros professores atinjam uma proficiência mínima que atenda uma demanda de internacionalização e globalização acadêmica e de mercado.

Palavras-chave


Linguística aplicada; Política pública; Aquisição da segunda língua.

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