Tamanho da fonte:
Letramentos acadêmico-científicos nos cursos de engenharia da UTFPR
Última alteração: 2020-10-28
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar as análises das ementas dos oito cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba - a fim de mapear ações pedagógicas relacionadas à escrita acadêmica vigentes nas matrizes desses cursos. Fundamentada nos modelos de Letramentos acadêmicos de Lea e Street, a categorização dos conteúdos contidos em disciplinas relacionadas à escrita acadêmica na formação superior se deu em conformidade com o seu foco, sendo elas: habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. No que tange à metodologia, uma relação de palavras-chave e concepções de letramentos foi desenvolvida consoante à seleção das ementas. Em seguida, houve a distribuição destes conteúdos nas três categorias de letramento apresentados por Lea e Street como parâmetro. A partir da análise dos dados, notou-se a limitação de disciplinas obrigatórias que se enquadram no que é proposto pelos autores como letramento acadêmico.
Palavras-chave
Produção Textual; Ensino Superior; Ementa Curricular
Texto completo:
PDF