Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Instrução ao sósia e a identificação de elementos do agir discente
ANTONIO CARLOS VALENTINI, SIDERLENE MUNIZ-OLIVEIRA

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


A instrução ao sósia é um método para a análise de situações de trabalho, incluindo o  trabalho docente. Por meio desse método, no qual o entrevistador – pesquisador, observador – coloca-se na posição de substituto (sósia), o entrevistado pode revelar aspectos de sua função de uma maneira muito eficaz; assim, o primeiro consegue ter uma noção clara das tarefas e ações do segundo, podendo realizar seus desígnios sem que ninguém perceba a substituição e, por consequência, identificar aspectos que propiciem o melhoramento de seu trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo a identificação de elementos do agir discente, através de uma entrevista de instrução ao sósia realizada com uma aluna da rede estadual de educação, a fim de relacioná-los com o agir docente e assim analisar esses aspectos/situações de forma a perceber (n)o que é preciso melhorar, mudar, refazer e as possibilidades de ação (Clínica da Atividade), em razão de que esses elementos têm influência direta na aprendizagem dos alunos e no trabalho do professor.


Palavras-chave


Instrução ao sósia; Agir discente; Agir docente.

Texto completo: PDF