Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Projeto de interface de uma ferramenta para apoiar o ensino da modelagem de sistemas de estudantes com deficiência visual
Gabrieli Pereira Machado, Alinne Corrêa Souza, Francisco Carlos Souza

Última alteração: 2020-10-30

Resumo


CONTEXTUALIZAÇÃO: Nos últimos anos observa-se um crescente interesse em tentativas para incluir estudantes com deficiência visual na condução de atividades de Engenharia de Software como modelagem de sistemas. A modelagem de sistemas é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois auxilia na compreensão das funcionalidades e dos comportamentos do software antes de desenvolvê-lo. Uma forma de realizar essa modelagem é utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada. PROBLEMA: No entanto, estudantes portadores de deficiência visual possuem dificuldades na condução da modelagem, devido a mesma ser realizada por meio de diagramas visuais, compostos por formas geométricas e conectores. OBJETIVO: Neste contexto, o presente artigo visa apresentar as interfaces desenvolvidas para a ferramenta chamada Blind Modeling system (B-Model), cujo o propósito é auxiliar o aprendizado de estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas utilizando UML. MÉTODO: Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e em seguida o desenvolvimento das interfaces. RESULTADO: Como resultados foram desenvolvidas 78 interfaces, as quais estão distribuídas entre sete diagramas.

Palavras-chave


Interface; Modelagem de sistemas; Deficientes visuais

Texto completo: PDF