Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O afeto entre professor-aluno: um estudo a partir da instrução ao sósia
Juliana Mascarello Talau, Siderlene Muniz-Oliveira

Última alteração: 2020-11-04

Resumo


Este artigo retrata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Integração e interação entre as diferentes esferas sociais: universidade, escola e família” (2014), que aborda alguns aspectos relacionados a problemáticas vividas em sala de aula, incluindo o relacionamento e a afetividade de professor e aluno. A pesquisa foi realizada de duas maneiras, sendo a primeira a leitura de textos e a realização de resumos (JÚNIOR; COELHO, 2020), que foram discutidos entre a bolsista e a orientadora. A segunda foi através da participação em um tipo de entrevista chamada de instrução ao sósia, que aconteceu na UTFPR-Dois Vizinhos, com duas alunas do ensino médio de escolas públicas. Após a participação na pesquisa, os textos analisados revelam que é essencial a relação de afeto entre professor-aluno, pois essa boa convivência pode somar para melhorar aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Alunos. Afetividade. Escolas.

Texto completo: PDF