Última alteração: 2020-11-06
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais de um projeto de pesquisa que consiste em analisar a evasão em cursos de licenciatura da UTFPR, na perspectiva dos estudantes evadidos, matriculados e dos coordenadores de curso. Tais resultados se referem às adequações realizadas no processo de construção de dados. Compreendemos a importância de tal análise tendo em vista que a demanda por professores com formação adequada na educação básica, somada ao desinteresse pela docência, tornam urgente o estabelecimento de metas para minimização da evasão em tais cursos. Optamos pela abordagem qualitativa, dividindo a pesquisa em três etapas: constituição do referencial teórico, levantamento de dados mediante questionários semiabertos aos participantes e análise dos dados pelas técnicas de triangulação e categorização. No período anterior da pesquisa, os questionários já haviam sido enviados a 5376 estudantes, com o retorno de 285 respostas. Devido à interrupção da bolsa de pesquisa, análises não puderam ser realizadas. Todavia, durante os meses em que a bolsa de iniciação científica vigorou, demos continuidade ao levantamento de referencial teórico, corrigimos alguns erros dos questionários e os reenviamos para obter um maior retorno. Cabe salientar que em breve a pesquisa terá continuidade.