Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aplicação de conteúdos matemáticos na resolução de problemas
André Santos Póvoa, Cristina Spohr Reis, João Pedro Galdino Pillar, Luis Fernando Salla De Souza, Luiza Dalla Costa Perusso

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de extensão a respeito de conteúdos matemáticos ensinados no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma simples a execução do projeto interdisciplinar, o qual visava associar a teoria de função exponencial e logaritmos com sua aplicação na medição de pH. Para a realização foram utilizados os laboratórios de Química e Matemática disponibilizados pelo campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Pato Branco (UTFPR-PB). Os acadêmicos, com o intuito de identificarem os conhecimentos prévios e dificuldades específicas dos alunos, formularam uma avaliação diagnóstico, para que ao fim das atividades do projeto fosse possível verificar se os objetivos foram atingidos, entretanto não foi possível concluir a execução completa do mesmo devido a greves dos professores na cidade.

Palavras-chave


Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Química; Matemática; Logaritmos; Avaliação

Texto completo: PDF