Tamanho da fonte:
Escape da Realidade: roteiro para planejamento e desenvolvimento de salas de fuga no Ensino de Química
Última alteração: 2020-11-21
Resumo
Propomos no presente trabalho um esquema para orientação acerca do percurso que deve ser trilhado ao se pensar e elaborar uma atividade de escape room com fins pedagógicos. Para tanto, a elaboração desse roteiro levou em consideração a necessidade da proposição de competências, enredo e narrativa, desafios a serem realizados, pistas e elementos dos jogos, regras, o ambiente, tensões e controvérsias, questões motivadoras, tecnologias, entre outros elementos que devem ser utilizados pelo professor ao planejar e desenvolver o jogo. O desenho aqui proposto apresenta detalhadamente cada etapa (definição do tema, construção do enredo, definição de objetivos pedagógicos, elaboração dos puzzles, estabelecimento de regras, ambientação, realização da experiência) e suas justificativas, sem pormenorizar qualquer que seja, durante o planejamento e execução do jogo. Acreditamos que o jogo no formato escape room no ensino coloca o aluno no papel de protagonista, ao propor uma abordagem investigativa, contextualizada e que desenvolve nos participantes soft skills, exigidas nos ambientes corporativos e essenciais para a construção crítica e reflexiva do indivíduo.
Palavras-chave
Escape Room; Aprendizagem baseada em jogos; Educação Química
Texto completo:
PDF