Última alteração: 2020-11-02
Resumo
Com frequência, intervenções em vias urbanas são necessárias para mitigar os problemas detráfego associados a conflitos, riscos de acidentes e congestionamentos, principalmentedevido ao aumento do fluxo de veículos e pedestres. Nesses casos, é comum a tomada dedecisão quanto a intervenções ser realizada com base em tentativas e erros, de formainformal e subjetiva, que muitas vezes resultam em soluções pouco eficazes. Osmicrossimuladores de tráfego possibilitam a realização de experimentos em ambiente virtualantes que as medidas sejam colocadas em prática. Assim, é possível prever conflitos e traçarsoluções testando-as e aplicando-as somente se forem eficientes. Este trabalho tem comoobjetivo a realização de simulações de tráfego utilizando os softwares Simulation of UrbanMobility (SUMO) e Corridor Simulation (CORSIM), utilizados para análises em uma rotatória eum trevo, ambos com alto fluxo de veículos, no município de Pato Branco, Paraná. Além desugerir possíveis alterações no sistema viário, o estudo tem o objetivo de fazer umcomparativo quanto às vantagens e desvantagens do uso dos softwares SUMO e CORSIM,assim como analisar a diferença de respostas obtidas em ambos os simuladores.