Tamanho da fonte:
Utilização do software Simulation of Urban Mobility (SUMO) no trevo da Guarani em Pato Branco-PR
Última alteração: 2020-11-02
Resumo
O crescimento econômico que gera a expansão das cidades, aliado a falta de planejamento urbano eficaz provoca o estrangulamento em vários setores notadamente no tráfego de veículos. É função da engenharia detectar os pontos críticos do sistema viário e propor ações para sanar os problemas levando em conta aspectos técnicos e econômicos. A utilização de microssimulação vem tomando grande destaque devido a facilidade de uso, disponibilidade de softwares gratuitos e da eficácia nos resultados. Nesse estudo, foi utilizada a ferramenta Simulation of Urban Mobility (SUMO), para realização de uma simulação de tráfego em horários de pico, a partir de contagem manual de veículos, analisando o trevo da Guarani, localizado no município de Pato Branco-PR. As conclusões apontam para a necessidade de uma reestruturação da interseção, reduzindo o tempo de espera e, consequentemente, os congestionamentos. Nesse sentido, uma solução pode ser a formatação do traçado da via, buscando minimizar os pontos de conflito, dando mais fluidez e segurança aos usuários. Cabe lembrar que um novo traçado deve ser acompanhado de um bom projeto de sinalização.
Palavras-chave
Microssimulação; Tráfego; Congestionamento
Texto completo:
PDF