Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Material didático e o trabalho com episódios de resolução de tarefas em Cálculo
Daniel Daré Luziano da Silva, André Luis Trevisan

Última alteração: 2020-11-08

Resumo


Episódios de resolução de tarefas em Calculo Diferencial e Integral (CDI) consistem em momentos ao longo do desenvolvimento da disciplina em que os estudantes assumem papel ativo na elaboração do seu conhecimento, por meio de discussões coletivas desencadeadas a partir do trabalho com tarefas, no intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio matemático. Neste contexto de aula se aula, torna-se difícil disponibilizar materiais para estudo extraclasse. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de construção de um material para aulas de CDI nesse contexto de trabalho em episódios de resolução de tarefas. A metodologia engloba as etapas de levantamento teórico do tema-chave da aula, da escolha da tarefa inicial e da discussão a partir dela até uma definição. São apresentados os capítulos que os autores têm construídos e revisados e discutido um exemplo de consonância do material com a discussão proposta em sala. O material é inovador, uma vez que foge às estruturas convencionais de livros de CDI e serve de base de estudos para estudantes em uma estrutura não usual de ensino.

Palavras-chave


Engenharia - Estudo e ensino; Aprendizagem; Material Didático

Texto completo: PDF