Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Python e JavaScript como primeiras linguagens no ensino de programação
Alan Michael de Oliveira, Eleandro Maschio

Última alteração: 2020-10-29

Resumo


Esta pesquisa objetiva realizar um levantamento sobre vantagens, desvantagens e considerações do uso de Python e JavaScript como linguagens introdutórias no processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos de programação, considerado o contexto dos cursos do Câmpus Guarapuava da UTFPR. Conforme análise feita, as disciplinas introdutórias de programação do câmpus usam Java e C como linguagens e apresentam uma taxa de reprovação de 57,52% (dados de 2011 a 2019). Diante disso, procedeu-se com o estudo dos elementos básicos das linguagens Python e JavaScript, bem como consequente análise de vantagens e desvantagens para o ensino introdutório de programação. Foram desenvolvidos minicursos dessas linguagens para avaliação prática com alunos. A oferta dos minicursos (mesmo on-line) foi prejudicada pelo período de pandemia, entretanto tentativas subsequentes serão feitas. Os resultados dessa pesquisa foram úteis para o processo de atualização da matriz curricular do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, na escolha de JavaScript como primeira linguagem de programação. Para os cursos de engenharia, considerou-se Python como alternativa mais adequada.

Palavras-chave


Linguagem de Programação. Ensino Superior. Computação. Engenharia.

Texto completo: PDF