Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Resgate do ensino com algumas jovens carentes
Ana Caroline Raimundini Aranha, Gisely Luzia Stroher, Marcelo Ferreira da Silva, Ricardo de Almeida Simon, Gylles Ricardo Stroher

Última alteração: 2018-04-15

Resumo


OBJETIVO: O trabalho foi realizado com meninas carentes na faixa etária de 13 a 18 anos em uma Instituição que as acolhe na cidade de Apucarana, Estado do Paraná, Brasil. O projeto foi realizado com o intuito de sanar dúvidas das disciplinas de Matemática, Física e Química das jovens com o auxílio de universitária da UTFPR, Câmpus Apucarana. MÉTODO: As principais dificuldades das estudantes foram tratadas individualmente, as dificuldades foram mais frequentes em Matemática em: equações de primeiro e segundo grau, trigonometria e cálculos básicos. No que se refere à Física e Química, grande parte das suas dificuldades foram em termodinâmica, conversão de unidades e estequiometria da reação. RESULTADOS: Com os atendimentos foi possível observar que as dúvidas dos conteúdos vinham se acumulando desde a base do ensino fundamental e que esta parte da comunidade necessita de um apoio maior da sociedade. CONCLUSÃO: Contudo, o convívio com uma criança e/ou adolescente vulnerável mostrou as semelhanças e diferenças para a construção de uma sociedade mais solidária e coletiva.


Palavras-chave


(Qualidade de Ensino; Jovens Carentes; Responsabilidade Social; Ciências Exatas).

Texto completo: PDF