Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Museu didático de Geologia: uma ferramenta para o ensino de geologia e solos no ensino fundamental
Suelen Fernanda Muller, Kamille Miranda Kuntz, Elisandra Pocojeski, Amanda Acosta, Daiane Zanellato, Eliane Aparecida Marques da Rocha

Última alteração: 2018-10-07

Resumo


OBJETIVO: O presente projeto teve como objetivo aplicar atividades de geologia e solos a alunos do 5º ano do ensino fundamental e deste modo difundir o conhecimento acerca dessas ciências por meio de visitas guiadas ao Museu de Geologia da UTFPR. MÉTODOS: O projeto foi desenvolvido com duas turmas de alunos, do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal 28 de Novembro, no Museu de Geologia, Pedologia e Paleontologia da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. As atividades consistiram na explicação de conteúdos de Geologia e Solos, explanação da exposição didática de minerais, rochas e monólitos de solos, bem como no desenvolvimento de uma atividade sobre permeabilidade de solos. RESULTADOS: Os alunos foram bastante participativos e demonstraram sua visão crítica sob o ambiente em que estão inseridos, relacionando a Geologia e Solos com seus conhecimentos adquiridos. Ao observar os monólitos, o que mais chamou atenção dos alunos foi a diferença de cores entre um perfil e outro e a profundidade destes. O Organossolo foi o solo que mais chamou atenção dos estudantes pela cor e presença de raízes e também pela distinção dos Latossolos Vermelhos comumente encontrados na região. Os alunos também participaram e desenvolveram a atividade de permeabilidade dos solos, sendo que o que mais chamou a atenção foi diferença na capacidade de drenagem dos solos. CONCLUSÕES: O museu, com suas exposições didáticas de Geologia, Solos e Paleontologia, tem cumprido sua função de atender não só as atividades Universitárias, mas também de receber o público e as Escolas do Município. Com a ampliação do acervo de materiais e estruturação do espaço será possível também receber um número maior de Escolas que realizam a demanda. 


Palavras-chave


Museu didático; Educação em solos; Geologia

Texto completo: PDF