Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

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Gincanas Solidárias como atividades de sensibilização em prol da Coleta Seletiva Solidária da UTFPR Câmpus Londrina
Bárbara Rocha Feltrin, Tatiane Cristina dal Bosco, Kátia Valeria Marques Cardoso Prates, Arthur Perassoli Rojo, André Luíz Losano Rocha

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


A Educação Ambiental é considerada um instrumento para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta, por sua vez, estabelece a responsabilidade de grandes geradores pelo gerenciamento dos resíduos decorrentes de seus processos e serviços. Dentre os grandes geradores, destacam-se as Universidades. Para tanto, estratégias de Educação Ambiental devem ser planejadas de acordo com o púbico alvo, de modo a sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica para a correta segregação dos resíduos na fonte. Deste modo, o presente trabalho tem como: OBJETIVO: apresentar as gincanas solidárias promovidas pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR Câmpus Londrina, como estratégia de sensibilização da comunidade acadêmica e discutir seus resultados. MÉTODOS: Foram realizadas duas gincanas: uma de coleta de lacres de alumínio e outra de coleta de instrumentos da escrita. A metodologia envolveu a criação de regulamentos, intensa divulgação à comunidade e inscrições online. RESULTADOS: As gincanas tiveram boa adesão do público-alvo tanto em termos de número de inscritos quanto pela quantidade de material arrecadado em cada gincana (120 garrafas PET de 2L cheias de lacres de metal e 18kg de instrumentos de escrita inutilizados, respectivamente). CONCLUSÕES: Dessa maneira a atividade cumpriu seu papel, lançando um novo olhar da comunidade sobre os resíduos sólidos envolvidos.


Palavras-chave


Conscientização Ambiental. Educação Ambiental. Resíduos Sólidos.