Última alteração: 2017-10-16
Resumo
A Educação Ambiental é considerada um instrumento para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta, por sua vez, estabelece a responsabilidade de grandes geradores pelo gerenciamento dos resíduos decorrentes de seus processos e serviços. Dentre os grandes geradores, destacam-se as Universidades. Para tanto, estratégias de Educação Ambiental devem ser planejadas de acordo com o púbico alvo, de modo a sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica para a correta segregação dos resíduos na fonte. Deste modo, o presente trabalho tem como: OBJETIVO: apresentar as gincanas solidárias promovidas pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR Câmpus Londrina, como estratégia de sensibilização da comunidade acadêmica e discutir seus resultados. MÉTODOS: Foram realizadas duas gincanas: uma de coleta de lacres de alumínio e outra de coleta de instrumentos da escrita. A metodologia envolveu a criação de regulamentos, intensa divulgação à comunidade e inscrições online. RESULTADOS: As gincanas tiveram boa adesão do público-alvo tanto em termos de número de inscritos quanto pela quantidade de material arrecadado em cada gincana (120 garrafas PET de 2L cheias de lacres de metal e 18kg de instrumentos de escrita inutilizados, respectivamente). CONCLUSÕES: Dessa maneira a atividade cumpriu seu papel, lançando um novo olhar da comunidade sobre os resíduos sólidos envolvidos.