Última alteração: 2018-10-07
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar falas e atividades coletadas durante as reuniões do grupo de estudos de professores de Matemática com o objetivo de levantar indícios de desenvolvimento profissional. Para isso, nos encontros foi proposta a elaboração de tarefas que pudessem auxiliar o professor a explorar o pensamento algébrico para alunos do 6º ao 8º ano. Além de desenvolver estas tarefas, objetivou-se sua aplicação em sala de aula, bem como a reflexão e refinamento a partir das discussões em grupo. Durante a análise dos encontros foi possível evidenciar nas falas dos participantes indícios de desenvolvimento profissional segundo a ideia dos autores Grundy e Robison (2004), exceto desenvolvimento na vertente de renovação. Sendo assim, conclui-se que é necessário que os cursos de formação continuada de professores sejam reformulados, dando espaço a grupos de estudos como o apresentado neste trabalho que visam a discussão, reflexão colaborativas, e que todos os envolvidos possam contribuir ativamente para o processo de construção de novos conhecimentos a partir de exposição de suas experiências e opiniões.