Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VII Seminário de Extensão de Inovação da UTFPR

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O uso da cola em uma prova escrita de Matemática: uma análise
Fernando Francisco Pereira, Iara Souza Doneze, Jader Otavio Dalto

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


OBJETIVO: Partindo do uso da cola em um contexto de avaliação, propomos investigar e analisar as potencialidades de sua utilização por parte dos alunos na realização de uma prova escrita. Esta pesquisa foi realizada com 37 alunos do 8º ano de um colégio estadual da região metropolitana de Londrina, sendo que, a partir das colas elaboradas pelos mesmos, foi possível analisa-las e classifica-las, tendo como base a produção escrita dos alunos, permitindo a obtenção dos resultados. Podemos destacar que a atitude dos alunos foi dedicar parte de sua cola ao registro de exercícios resolvidos, além de tal registro, os alunos acrescentaram cópias de partes do livro didático, houve casos, em que  os alunos registaram somente partes específicas do conteúdo, como algumas fórmulas, e definições próprias, feitas a partir de suas compreensões da teoria, houve ainda, uma pequena parte dos alunos que elaboraram uma cola cujo conteúdo não condizia com o proposto na prova, não obtendo aproveitamento do auxílio que a cola permitia. Consideramos pertinente o emprego da cola em atividades avaliativas, visto o progresso considerável dos alunos na atividade, além de amenizar o ambiente angustiante e inseguro que envolve a avaliação, uma vez que os alunos se mostraram mais seguros e tranquilos para resolver as tarefas, por outro lado, ao propor fazer uso dessa estratégia, o professor deve estar ciente de que sua prova escrita possibilite a interpretação e reflexão dos alunos, do mais, a cola somente incentivará a cópia.

Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem. Cola. Prova escrita

Palavras-chave


Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem. Cola. Prova escrita