Última alteração: 2018-10-07
Resumo
O crescimento da dificuldade de ingresso no Ensino Superior no Brasil após o término do ensino médio tem sido objeto de estudo dentro de Universidades Federais brasileiras. Sabendo das barreiras financeiras que impedem muitos estudantes provenientes de colégios públicos em frequentarem cursinhos de caráter privado com preços elevados, a ideia foi construir um curso pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda e proporcioná-los a melhor qualidade de ensino possível. Com isso, o contexto deste artigo está baseado na experiência do funcionamento nos anos de 2015, 2016 e 2017 do Cursinho APOLO, dentro da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus de Medianeira. Com o objetivo de suplementar esses alunos a conquistarem suas metas de ingressar em universidades públicas, esse artigo pretende nortear o modelo de organização e estrutura administrativa, dando ênfase à criação de coordenações de diversas áreas implantadas para atender as necessidades internas e externas na execução e evolução do Cursinho.