Tamanho da fonte:
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio
Última alteração: 2018-11-07
Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste artigo é apresentar as atividades realizadas em um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) e Engenharia da Computação (EC) do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. MÉTODOS: Um plano de 18 encontros foi desenvolvido para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a ferramenta Portugol Studio. RESULTADOS: A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto foi elevada. No entanto, os que continuaram mostraram interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. CONCLUSÕES: Os participantes obtiveram uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos e tiveram um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos de TSI e EC atingiu seu objetivo, já há cinco participantes do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo. Entretanto, o impacto do projeto na evasão dos cursos de computação não foi possível avaliar devido ao curto período de 18 meses desde o início do projeto.
Palavras-chave
Orientação na escolha do curso superior; retenção e evasão; programação de computadores
Texto completo:
PDF