Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio
Thiago Auler Wideck, Marcos Aurélio Hermogenes Boriola, Thiago Vinney Oliveira Almeida, João Pedro Pastório, Odair Moreira de Souza, Rosane Fatima Passarini, Jefferson Gustavo Martins

Última alteração: 2018-11-07

Resumo


OBJETIVO: O objetivo deste artigo é apresentar as atividades realizadas em um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) e Engenharia da Computação (EC) do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. MÉTODOS: Um plano de 18 encontros foi desenvolvido para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a ferramenta Portugol Studio. RESULTADOS: A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto foi elevada. No entanto, os que continuaram mostraram interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. CONCLUSÕES: Os participantes obtiveram uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos e tiveram um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos de TSI e EC atingiu seu objetivo, já há cinco participantes do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo. Entretanto, o impacto do projeto na evasão dos cursos de computação não foi possível avaliar devido ao curto período de 18 meses desde o início do projeto.

Palavras-chave


Orientação na escolha do curso superior; retenção e evasão; programação de computadores

Texto completo: PDF