Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), VIII Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Processo de implantação de um sistema de gestão de projetos na Escola de Gestão e Economia da UTFPR
Sidnei Pereira Rosa, Nathalia Suchek, Francisco Rodrigues Lima JR, Aurea Niada

Última alteração: 2018-09-25

Resumo


O uso de softwares de apoio à gestão de projetos, conhecidos também como PMIS (Project Management Information Systems), cresceu notoriamente nas últimas duas décadas. Assim como as organizações industriais, as instituições de ensino superior frequentemente demandam soluções na área de gestão de projetos. Apesar dos potenciais benefícios de uso dos PMIS, na literatura são encontrados poucos estudos que relatam a aplicação de técnicas e softwares de gestão de projetos em instituições de ensino superior. O presente estudo se propõe a investigar como um PMIS pode ser implantado e usado para apoiar o gerenciamento dos projetos da Escola de Gestão e Economia da UTFPR. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os temas gestão de projetos e PMIS, com foco no estudo do software Dotproject. A etapa de pesquisa de campo envolveu a escolha do software, a customização da interface gráfica, a configuração das permissões de acesso, entre outras atividades. Também foi elaborado um manual de suporte aos usuários. Por meio da aplicação de um questionário, foi realizada uma avaliação para verificar a adequação do software. Embora tenham sido identificados alguns pontos a serem ajustados, os usuários consideraram o Dotproject adequado às necessidades de seus projetos. Foram alcançadas melhorias como melhor planejamento e controle do escopo e dos prazos dos projetos, armazenamento dos arquivos dos projetos de forma centralizada e segura, entre outras.


Palavras-chave


Gestão de Projetos; PMIS; Dotproject

Texto completo: PDF